Desenho Infantil
O desenho é uma atividade que surge de forma voluntária e espontânea, inicialmente na forma de rabiscos, evoluindo, posteriormente, para desenhos mais completos e elaborados. Este crescimento não é casual, e responde a padrões bem determinados, passando por diferentes faces.
Estas primeiras expressões artísticas com a forma de rabiscos são a base sobre a qual a criança desenvolve a sua expressividade, que a levará ao desenho, à pintura e à escrita.
O desenho evolui com a criança, e é um importante recurso para o seu desenvolvimento, muitas são as vantagens que o desenho oferece:
- Proporciona o desenvolvimento da psicomotricidade, em especial da motricidade fina;
- Estabelece as bases para o posterior desenvolvimento da escrita e da leitura;
- Aumenta a auto-confiança (sempre que se veja correspondida pelos pais e educadores);
- Desenvolve a criatividade, imaginação e expressividade;
- Ajuda a criança a expressar as suas emoções, necessidades e interesses de uma maneira não verbal, dado que por vezes a criança não sabe, não pode ou não quer expressá-las de maneira verbal;
- Por vezes, serve-lhe como meio de expressão, descarga ou sublimação da agressividade;
- Ajuda a criança, em especial nos primeiros anos, a reforçar as ligações nervosas e a criar outras novas;
- Promove o amadurecimento emocional, inteletual e psicomotriz;
- Contribui para a formação da personalidade… (entre outros).
O desenho é um elemento fundamental e catalisador em todo o desenvolvimento da criança. Será por volta dos dois anos de idade que a criança descobrirá que existe uma relação entre os movimentos que executa com o lápis e os traços no papel…
Garatuja - Rabisco Descontrolado
Nesta fase os primeiros traços que se observam no desenho da criança carecem de sentido, variam em comprimento e em direção, ainda não procurava representar nenhum elemento do seu meio, ou seja do que a rodeia, nota-se que simplesmente desfruta dos movimentos que realiza ao produzir os seus desenhos, encontra-se na fase da Garatuja em que o RABISCO é Descontrolado.
Apresenta as seguintes particularidades:
- Olha com frequência para outro lado enquanto desenha;
- Os movimentos são amplos e aleatórios e ainda não respeitam o limite da folha;
- A criança segura o lápis de diferentes maneiras, e por vezes, não tem o controlo suficiente para adoptar a postura de pinça (posição correta para segurar o lápis), fazendo habitualmente demasiada pressão com o lápis;
- Apercebe-se das modificações sobre a superfície em que desenha, mas não é consciente de que é a causa dessas modificações.
Progressivamente, entrará numa etapa importante, uma vez que também vai descobrir o controlo visual que possui sobre os traços que executa.
[caption id="attachment_503" align="aligncenter" width="320"]

[caption id="attachment_505" align="aligncenter" width="323"]

No post seguinte irei falar sobre a Garatuja Controlada, estejam atentos/as
Bom trabalho e boas aprendizagens!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário