Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O desenho Infantil – Garatuja Controlada

Garatuja Controlada




[caption id="attachment_515" align="aligncenter" width="323"]rodrigo http://gentequeeduca.org.br/[/caption]

Depois de falar um pouco sobre a fase do desenho em que a garatujo ainda é descontrolada e como tinha referido, depois dessa fase e progressivamente, a criança vai entrar numa etapa importante chamada de Garatuja controlada, distingue-se da garatuja descontrolada porque nesta etapa a criança  vai descobrir o controlo visual que possui sobre os traços que executa e dedica-se a rabiscar com mais entusiasmo, uma vez que coordena o controlo visual e motor daquilo que faz.

Nesta etapa nota-se que a criança demonstra extremo prazer em desenhar, sendo que a figura humana ainda só aparece de maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, notando-se o interesse pelo contraste, mas nem sempre há intenção consciente. É uma fase de aperfeiçoamento do traço.

Nesta etapa podemos notar que a criança enquanto desenha apresenta algumas das seguintes caraterísticas:

  • Dirige a sua mão com a vista sobre a superfície em que desenha (coordenação visual-motora);

  • Aumentam o número de traços horizontais;

  • Utiliza várias cores;

  • Aparecem traços repetidos: circulares, linhas cortadas, pontos... com centros de intersecção;

  • Revela vontade de em desenhar dentro dos limites do suporte que lhe for fornecido;

  • O desenho tem significado para ela, e embora não chegue a representar algo reconhecível começa a relacionar os seus desenhos com o meio que a rodeia (família, amigos...), começa mesmo a dar nomes ao que desenha (pai, mãe, cão etc...)

  • Gosta de deixar marcas repetidas nos materiais de modelagem;

  • Ainda varia o modo de segurar no lápis, sem conseguir, por vezes, segurá-lo na posição de pinça.

    [caption id="attachment_516" align="aligncenter" width="270"]art_do2 Garatuja Controlada[/caption]

    [caption id="attachment_517" align="aligncenter" width="270"]art_do3 Garatuja Controlada[/caption]




Por tudo isto podemos entender que não são só riscos e traços sem sentido, a garatuja revela o olhar da criança, é a sua representação da linguagem, é uma das muitas formas de construir o seu conhecimento em contato com os objectos. O nosso papel é o de proporcionar esses momentos, oferecer diversidade de materiais e suportes ampliando as possibilidades criativas das nossas crianças.

Depois desta etapa, pode começar a dar novos passos no seu desenvolvimento pictórico, e tratar de representar objetos e pessoas concretas do entorno que a rodeia.

Uma fase que falaremos mais à frente.

Espero que tenha sido útil.

Bom trabalho e boas aprendizagens

Sem comentários:

Enviar um comentário