Garatuja Controlada
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Depois de falar um pouco sobre a fase do desenho em que a garatujo ainda é descontrolada e como tinha referido, depois dessa fase e progressivamente, a criança vai entrar numa etapa importante chamada de Garatuja controlada, distingue-se da garatuja descontrolada porque nesta etapa a criança vai descobrir o controlo visual que possui sobre os traços que executa e dedica-se a rabiscar com mais entusiasmo, uma vez que coordena o controlo visual e motor daquilo que faz.
Nesta etapa nota-se que a criança demonstra extremo prazer em desenhar, sendo que a figura humana ainda só aparece de maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, notando-se o interesse pelo contraste, mas nem sempre há intenção consciente. É uma fase de aperfeiçoamento do traço.
Nesta etapa podemos notar que a criança enquanto desenha apresenta algumas das seguintes caraterísticas:
- Dirige a sua mão com a vista sobre a superfície em que desenha (coordenação visual-motora);
- Aumentam o número de traços horizontais;
- Utiliza várias cores;
- Aparecem traços repetidos: circulares, linhas cortadas, pontos... com centros de intersecção;
- Revela vontade de em desenhar dentro dos limites do suporte que lhe for fornecido;
- O desenho tem significado para ela, e embora não chegue a representar algo reconhecível começa a relacionar os seus desenhos com o meio que a rodeia (família, amigos...), começa mesmo a dar nomes ao que desenha (pai, mãe, cão etc...)
- Gosta de deixar marcas repetidas nos materiais de modelagem;
- Ainda varia o modo de segurar no lápis, sem conseguir, por vezes, segurá-lo na posição de pinça.
[caption id="attachment_516" align="aligncenter" width="270"]Garatuja Controlada[/caption]
[caption id="attachment_517" align="aligncenter" width="270"]Garatuja Controlada[/caption]
Por tudo isto podemos entender que não são só riscos e traços sem sentido, a garatuja revela o olhar da criança, é a sua representação da linguagem, é uma das muitas formas de construir o seu conhecimento em contato com os objectos. O nosso papel é o de proporcionar esses momentos, oferecer diversidade de materiais e suportes ampliando as possibilidades criativas das nossas crianças.
Depois desta etapa, pode começar a dar novos passos no seu desenvolvimento pictórico, e tratar de representar objetos e pessoas concretas do entorno que a rodeia.
Uma fase que falaremos mais à frente.
Espero que tenha sido útil.
Bom trabalho e boas aprendizagens
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