Jogos de Tacto
Chegou a vez de experimentar brincadeiras com o sentido do Tacto, e como gosto de pensar em brinquedos criativos para as crianças fiz vários jogos caseiros com diferentes texturas para que as crianças através do toque descubram e diferenciem as mesmas e se apercebam das sensações que elas provocam.
As atividades sensoriais são muito importantes para as crianças mais pequenas porque é dessa forma que elas conhecem o mundo, através do tacto e da manipulação de objetos.
Aqui ficam algumas ideias e sugestões para fazerem em casa ou na creche e que ajudam as crianças a desenvolver as suas competências psicomotoras de forma divertida.
Caixinha do toque: Arranjei uma caixa e forrei os lados com diferentes texturas. As texturas que coloquei foram rugoso, duro, suave, liso, esponjoso, áspero e para isso usei algodão, cartolina ondulada, goma eva, lixa e tecidos diferentes.
Saquinhos sensoriais: Vários sacos transparentes ou não, com diferentes materiais para as crianças tocarem e compararem as texturas. Os materiais que coloquei foram, feijão, fitas, arroz, algodão, massas, farinha, gomas...
Caixa do tacto: Coloquei vários objetos numa caixa, as crianças colocam a mão num orifício e tocam nos objetos sem os verem, só depois podem retirar e ver o objeto.
Placas sensoriais: Fiz umas placas com diferentes texturas para as crianças explorarem através do sentido do tacto, podem usar as mãos e os pés.
Espero que se divirtam com estas ideias.
Alguém já fez jogos parecidos com estes? E o que acham da sua utilidade?
Bom trabalho!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário