Sugestão de leitura:
ONDE ESTÁ O MEU SAPATO?
Texto e ilustrações : TOMI UNGERER
Tradução: ANA M. NORONHA
Editora: KALANDRAKA
Um, dois, três, sem sapato outra vez...
“Onde está o meu sapato?” é um livro para pré-leitores e primeiros leitores, repleto de imagens camufladas que criam um jogo visual simples e atractivo. A temática principal é a localização de um objecto perdido dissimulado nas ilustrações, um sapato, e para encontrar o sapato perdido é preciso atenção e procurar nas formas, nos detalhes, nos cenários que rodeiam as personagens em cada página.
Depois de lida a história e aproveitando a temática que tal fazer jogos de camuflagem e escondidas na sala ?!?
Ou aproveitar para estimular a motricidade fina, com uma atividade "Amarrar os cordões dos sapatos" ?
É um atividade excelente para as crianças aprenderem a amarrar e desamarrar os cordões do sapato, é fácil de fazer e tem baixo custo.
Também podem ser usados sapatos reais, se bem que com este material é mais fácil para as crianças, uma vez que os buracos são maiores e os cordões podem entrar e sair com muita facilidade, o que pode evitar a frustração que os sapatos reais podem causar . É também uma forma de demonstração mais eficaz de como se fazem laços e nós, ajudando as crianças a trabalhar melhor.
Simples, basta pegar em materiais simples como cartão e uns cordões velhos e construir com as crianças uns sapatos
Exemplo:

Com este livro trabalha competências como:
- Estimular o sentido da visão através do jogos de argúcia visual;
- Incitar à busca, à curiosidade e ao desenvolvimento da argúcia visual, através de ilustrações facilmente identificáveis e de uma paleta básica de cores.
Na atividade:
- Desenvolver a motricidade fina em atividades que envolvam utilização de movimentos finos como enlaçar, atar, ligar, prender,, apertar com atilhos/cordões;
- Estimular a atenção e concentração.
Bom trabalho e boas aprendizagens
Sem comentários:
Enviar um comentário